A Importância do Namoro e Noivado Cristãos

1 -  ALICERCE DO LAR CRISTÃO: A IMPORTÂNCIA DO NAMORO E NOIVADO CRISTÃOS

O namoro deve ser considerado como um período importante, belo, e pelo seu contexto é um momento especial em nossa vida. Nele desfrutamos do convívio alegre e romântico, sem os compromissos, exigências e responsabilidades tanto do noivado como do casamento.

É certo que à medida que o nosso compromisso aumenta, as responsabilidades, os privilégios e as bençãos aumentam também. Deus quer que a nossa experiência de namoro seja boa, forte, proveitosa, edificante e de amadurecimento para o futuro, que Ele nos tem preparado. Para desfrutar do melhor de Deus em nosso namoro cristão, precisamos ter princípios cristãos, ter orientação e  ter preparo para esta fase tão boa da vida.

É na Palavra de Deus que encontramos os princípios de vida e também de conduta para toda a nossa vida, portanto para o namoro também. É com base na Palavra que os princípios e orientações devem ser dadas aos jovens, por aqueles que têm responsabilidade espiritual sobre suas almas. Quanto ao preparo, é necessário que o jovem tenha competência para assumir o namoro e o desenvolvimento do mesmo, tanto espiritual, como emocional, familiar, social, financeiro, etc. Neste sentido, tenho percebido em aconselhamento familiar, aconselhamento pré-nupcial e aos  jovens, que é extremamente necessária a orientação cristã, bíblica, franca e honesta acerca de sexualidade, namoro, noivado e preparo para o casamento por parte da Igreja, de forma sistemática e contínua.

Esta orientação se faz necessária cada vez mais cedo, pois nossas crianças estão aceleradamente recebendo informações,  e sendo influenciadas pelo meio e pela mídia, o que lhes amadurece prematuramente, e deve nos fazer agir rápido.

Da mesma forma que a igreja deve ter ouvidos para ouvir, o líder espiritual deve ter olhos para observar, avaliar, planejar e agir. A família atendida, saudável e forte, fará da igreja uma igreja saudável e forte.
O tipo de namoro que os jovens desenvolvem é muito importante, porque o lar cristão será edificado sobre a estrutura deste namoro. É no namoro que se lança o alicerce para o casamento. E este alicerce será estabelecido para os conscientes, quanto para os inconsequentes. O namoro traz a qualidade determinante do futuro casamento, portanto, as atitudes e decisões tomadas quanto ao modo de proceder no namoro, ou seja,  cristã ou mundana, espiritual ou carnal, romântica ou lasciva, etc., levará o casal à honra ou à desonra; tanto uma como outra selarão seus destinos espirituais, emocionais e físicos.

Namoro é um tempo de semeadura para o futuro. Muitos dos conflitos e dificuldades encontrados ou revelados no casamento, têm suas raízes num namoro desestruturado, disfuncional e sem Deus de fato. Daí tão grande importância de orientação e acompanhamento.

O namoro a três é sempre o recomendável para o jovem cristão. Como assim?
O casal namorar tendo o Senhor diante deles e entre eles.
O casal cristão pode e deve ter no seu relacionamento de namoro, momentos para demonstrar seu afeto e ternura, mas principalmente,  para desenvolver sua vida espiritual juntos.
O casal de namorados e noivos cristãos podem gozar dos privilégios de cultivar a presença de Deus e adorá-lo juntos; buscar suas bênçãos em oração; interceder um pelo outro; oferecer apoio espiritual e emocional mútuos; ministrar a Palavra e transmitir o conselho do Senhor ao outro; além da necessária condição de boa comunicação, podendo, sem receio, manifestar idéias, pensamentos e juízos. É um tempo de treinamento para compreender e ser abençoador.
No desenvolvimento da base espiritual do seu relacionamento, os dois devem buscar servir a Jesus juntos, descobrindo seus dons, vocações e ministério, comuns ou pessoais.
É um tempo de descobrimento e conhecimento, espiritual e pessoal. Este tempo não pode ser desprezado nem negligenciado, pois é básico para um lar cristão saudável.
Um casal que leva Deus a sério jamais o deixa fora de seu namoro, noivado e casamento, antes, Ele é bem-vindo e reconhecido como a pessoa mais importante e absolutamente necessária.
Estes bons hábitos mencionados acima devem ser cultivados deste o começo do relacionamento, pois se o casal não tiver esta prática, os maus hábitos que geram a divisão e separação espiritual começarão tênues e se sedimentarão com o tempo, portanto, um casal de namorados que não prioriza Deus,  geralmente não o farão, nem no noivado, nem no casamento.
O inimigo faz com que o casal carnal fique concentrado em si mesmo, nos seus sentimentos, nos seus desejos físicos, negligenciando a Deus e à Palavra,  para não desenvolverem bem a vida espiritual  e a comunicação. Este casal está fraquejando,  e se não mudarem o rumo do seu namoro,  formarão uma família fraca e com possibilidades de continuar sendo presa de Satanás.

Quando o casal de namorados se deixar envolver, a maior parte do tempo, pela paixão, não se conhecerá o suficiente para poder avaliar um ao outro. A comunicação é superficial. Provavelmente casarão com uma imagem do(a) companheiro(a), e não com a pessoa real. Neste caso a possibilidade de frustração é muito maior.
Mas se resolverem mudar de atitude, tanto na condição espiritual, como na comunicação entre si, o poder de Deus atuará. Este poder aliado ao propósito e disciplina do casal, o levará à mudança dos ares espirituais que os envolvem e do relacionamento em si, trarão o Senhor para o centro de suas vidas e do seu relacionamento.
O casal que quer mudar travará uma batalha espiritual para isto, haverá tentativas para levá-los aos mesmos vícios de comportamento anteriores, mas se estiverem sujeitos ao Senhor, resistindo ao inimigo (Tg. 4:7), o Senhor lhes tem garantido a vitória.
As armas espirituais que Deus coloca à disposição do casal temente, são muito grandes. Uma delas é a concordância entre os dois em oração (Mat.18:18-20), Jesus ensinou que haverá concordância no céu e a vitória será ganha!
Você já percebeu quantos casais de namorados, noivos e cônjuges cristãos, não conseguem orar juntos e nem ter comunhão espiritual verdadeira?
A porta disto está lá  nas fraquezas do caráter pessoal e na má qualidade de seu namoro. É um laço, no qual eles têm-se deixado enlaçar.  Uma fortaleza espiritual se criou na vida destes casais, e eles precisam de ajuda pastoral para sua libertação. O pastor que os assistir, precisará se comprometer com eles em oração e deverá levá-los a orar e jejuar por esta benção. Através da oração, do jejum e do aconselhamento pastoral, com base em tarefas,  eles começarão a desenvolver a vida espiritual como casal,  e romperão os laços que os prendiam. Você percebe  como nossos jovens precisam ser alertados e bem preparados para namorar, para que esta experiência lhes seja benéfica, construtiva e espiritual?

1-1  O SEXO E A MORAL
A boa moral abrange mais do que o comportamento sexual.  Por exemplo: Podemos dizer que o jovem que mente, tapeia ou “cola”, tem boa moral?   Ou existem situações em que a desonestidade é aceitável?   A Bíblia nos dá orientações a respeito disso.

Um Instituto de pesquisa dos E.U.A concluiu que 9 de cada 10 homens e 8 de cada 10 mulheres comunicam já terem tido relações sexuais na adolescência. E por que não, se hoje é normal? E não há nada demais em querer se tornar íntimo de quem amamos. Alguns dizem que isso comprova sua masculinidade ou feminilidade. E a influência dos colegas quando dizem que o sexo pré-marital é divertido.

Mas, nem todos os jovens tem pressa em perder a virgindade. Certamente são os que seguem os conselhos bíblicos. Vejamos I Cor. 6:13, 18  e  1 Tes. 4:3

Por que a bíblia proíbe o sexo pré-marital?
Efeitos Posteriores -  Observe o convite em Prov. 7:18  e o resultado em Prov. 5:3, 4 (doenças sexualmente transmissíveis)  veja o aviso em Prov. 5:11.  Quem pratica sexo antes do casamento peca contra seu próprio corpo. I Cor. 6:18 – Além disso, também podemos citar como resultado, Culpa e decepção, geração de filhos ilegítimos e outros. Nas relações sexuais pré-maritais, dá-se ênfase à gratificação pessoal, aos aspectos físicos do sexo. O respeito mútuo é minado pela paixão descontrolada. Uma vez se formem tais padrões egoístas, eles são difíceis de romper, e podem, com o tempo, provocar estragos no relacionamento.
É necessário ter intenções e motivações corretas para namorar. Isto é santidade. Por isto o namoro deve ter dignidade, espiritualidade  e responsabilidade.
O casal não deverá iniciar o namoro sem o conhecimento,  consentimento e benção dos seus pais e de seu pastor.
Recomendo, por todos os motivos já apresentados, que o casal não tenha um tempo muito breve e superficial de namoro e noivado, deve haver tempo para o desenvolvimento de um relacionamento forte, firme e sustentável.
Jovem, tenha isto bem claro em seu coração: no namoro uniremos nossos espíritos, razão e intelecto; no noivado uniremos nossas almas, emoções, vontade e mente;  no casamento  uniremos nossos corpos; será a conclusão da unidade iniciada no namoro.
Nesta questão de OBJETIVIDADE o apóstolo Paulo nos adverte sobre a atitude que devemos ter para conquistarmos alguém e desenvolvermos nosso relacionamento com esta pessoa (I Ts. 4:1-8). Paulo fala em “possuir seu vaso”, ou seja, encontrar e conquistar alguém para ser cônjuge e não simplesmente “namorados”. Paulo declara a vontade de Deus - “a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição”. Paulo fala também das carícias íntimas excessivas – “ninguém defraude a seu irmão”, ou seja, não levante desejos sexuais que não podem ser satisfeitos legitimamente. A plenitude desta satisfação deve ocorrer no casamento, com a benção de Deus, e no contexto de aliança.    Quando os jovens caem em impureza sexual no seu namoro e noivado, o fazem porque perderam a objetividade quanto ao casamento, e também perderam o conceito de sagrado no matrimônio (Hb. 13:4).

O homem se casa nas suas três dimensões – espírito, alma e corpo. Ele entra nestes terrenos sagrados à medida que o relacionamento se desenvolve, o compromisso aumenta e a união se aprofunda. Casar é entrar num terreno sagrado, espiritual, além de físico, moral e social. A família como instituição divina, é sagrada, é algo de Deus, que deve ser para Deus, pois Deus é 100% por ela. Ela é o plano de Deus para a maioria dos homens.
Estes princípios são contrários à escala de valores de vida da juventude sem Cristo que  cerca nossa mocidade e é um desafio permanente para eles. Os jovens cristãos precisam de fortalecimento, de edificação, de instrução, de amor por suas almas, de compreensão no lar e na igreja, de estímulo para vencer em meio a tanta frouxidão moral e hostilidade à sua fé, e à maneira de ser, crer, pensar, falar, agir e reagir.

Vale ainda ressaltar que a direção de Deus deve ser buscada, em oração, para se começar a namorar, e enquanto o casal ora, por um breve período de tempo, é recomendável que não se distanciem, mas tenham um tempo de amizade especial, onde possam sair juntos, conversar bastante, descobrir suas afinidades e a qualidade de vida espiritual de cada um.
Neste tempo os sentimentos de amor, através da convivência,  se acentuarão ou diminuirão. Não sejam precipitados para decidir, nem para se envolver romanticamente.

Lembro que a vontade de Deus estará em conformidade com a Sua Palavra, ou seja, “não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” (II Co.6:14). Quero dizer com isto que os princípios de Deus são inegociáveis, obedecendo-os, você escolhe a BENÇÃO, desobedecendo-os, você abraça a MALDIÇÃO.

A Bíblia fala sobre o jugo desigual (II Co.6:14-18) e as dimensões do envolvimento do casal. Trata-se de um relacionamento muito íntimo, o mais íntimo que o homem pode desfrutar, portanto não se pode decidir namorar de maneira negligente e inadvertida.
Deus quer fazer parte de todas as situações de nossa vida (I Cor. 10:31), e principalmente de nosso lar cristão.

A vontade de Deus tem dois aspectos, a vontade “geral” que está revelada na Sua Palavra, e a vontade “específica”, que é aquela orientação especial porque a Bíblia não nos fala diretamente.

É bem provável que Deus não vá revelar Sua vontade “específica” se você está desobedecendo Sua vontade “geral”. Você deve estar pronto a obedecer a vontade “geral” e a vontade “específica” de Deus, seja ela qual for.

Sempre a vontade “específica” de Deus não é contrária a Sua Palavra, e em se tratando da vontade “específica”, Deus a revelará passo a passo. Ele o orientará a cada passo.

Algumas respostas importantes sobre o namoro:

1. Que tipo de namoro nossos jovens devem desenvolver? Por que namorar? 
Porque o namoro é a oportunidade de conhecer a pessoa que possivelmente Deus está colocando em sua vida para o fim de casamento.
Quando namorar?  Faço menção de três condições relevantes para começar a namorar:  Quando estiver preparado para assumir responsabilidades; tiver competência para assumir seus atos e suas conseqüências.
É o momento? Então responda: Você tem uma profissão? Você tem sustento próprio e suficiente para namorar? Quais são as diferenças entre vocês quanto a cultura, nível social, idade, experiência de fé, condição financeira, etc.? Como vocês lidam com estas diferenças? Que tipo de pressão elas exercem sobre vocês por parte dos outros e como vocês reagem a isto? Os estudos sofrerão prejuízo com este relacionamento?
Para namorar também você deve ter estrutura emocional para lidar com perdas, pois o namoro é temporário, tanto pode acabar como prosseguir para o noivado. A estrutura emocional é necessária para lidar com a quebra do relacionamento, onde um dos dois pode sair prejudicado por ainda gostar da outra pessoa, e o outro, às vezes, culpado por ter rompido o namoro e não conseguir deixar o vínculo de amizade e de fraternidade resguardados. Geralmente os adolescentes não estão preparados para perder, o que causa marcas profundas em seus corações, dificultando a entrada em outro relacionamento. É necessário que se supere o trauma.
Quando de fato queiram namorar estejam certos de ser a vontade de Deus e tenham a aprovação de seus pais.

2. Com quem namorar? 
Com uma pessoa:
* que seja salva
* por quem o seu coração teve seus sentimentos de amor despertados
* por quem você se sinta atraído
* por quem Deus expresse ser a Sua vontade
* por quem seus pais aprovarem

3. Quem vai abençoar nossa decisão? 
Seus pais e seu pastor devem abençoar o seu namoro. Eles devem orar com vocês e declarar esta bênção. Quem abençoa também se compromete e se responsabiliza para dar cobertura e assistência espiritual.

4. Como lidar com os conflitos e frustrações no meu namoro?
* Dialogando
* Descobrindo a dificuldade real no conflito
* Avaliando o quanto você tem contribuído para esta dificuldade
* Os dois, juntos, devem achar as melhores soluções para a resolução do problema
* Os dois devem dar as chances necessárias para mudança e crescimento pessoal e do relacionamento.
* Devem descobrir a expectativa não satisfeita, ou os comportamentos que estão gerando a frustração. Esta frustração deve ser declarada, para ser trabalhada.
* Quem ama pensa: Como posso satisfazer as expectativa e necessidade dele(a)?
* Exerçam o perdão

5. E se eu quiser acabar o namoro, o que faço?
Se você buscou a Deus para iniciar o relacionamento deve buscá-lo para terminar. Você deve analisar e avaliar as razões que o estão levando a tal decisão, e as mesmas deverão ser comunicadas, em amor, de maneira que a comunhão espiritual entre vocês não seja quebrada.

6. O namoro acabou, o outro terminou, e eu ainda gosto dele(a), o que fazer?
* Primeiramente admitir que ainda ama ou gosta dele(a)
* Deve orar pedindo a Deus que trate seu coração, cure a mágoa e o sentimento de rejeição
* Declare estes sentimentos ao Senhor e entregue-os a Ele
* Em oração declare que você desfaz os laços de alma que tinha com esta pessoa
* Peça a Deus que no Seu tempo, Ele desprenda o seu coração deste sentimento
* Saiba que enquanto Deus permitir que você ainda goste desta pessoa, Ele irá trazer a você, amadurecimento e crescimento espiritual, aceite isto, caminhe com Deus neste tempo, faça dEle seu amigo e confidente. Abrindo a ferida, Ele cura.
Tenha um irmão(ã) em Cristo de confiança para poder ouvi-lo(a) e orar com você. Que seja alguém que possa lhe apoiar e corrigir quando necessário.

7. Quando noivar? É importante?
Há casais que desprezam o noivado, e a cerimônia de noivado. Eles queimam as etapas familiar, moral, espiritual e psicológica existentes neste período.
É muito importante passar por este compromisso mais profundo e temporário, recebendo honra e benção de seus pais e do pastor.
O noivado é uma fase importante de planejamento e de buscar concretização dos ideais e sonhos para o futuro lar e para a própria cerimônia em si. É um tempo de maior comunicação e especialmente de treinamento para o casamento, porque ambos estarão unindo suas almas – mente, emoções e vontade – de uma forma real.
O casal deve noivar quando tiver a certeza de que querem este compromisso mais profundo, querem se organizar e preparar-se para o casamento.
O tempo de namoro deve ter contribuído para trazê-los até aqui, não devem noivar por pressão externa, mas principalmente após fazer a avaliação real do outro, sentindo que valerá a pena entregar sua vida, seu futuro e seus sentimentos nas mãos do outro, e assim passar os anos futuros e a velhice juntos. Devemos buscar o consentimento de Deus e de seus pais e devem ter as condições financeiras necessárias para este empreendimento.
Marque a data e prepare-se para Deus surpreendê-los. Sem data marcada nada acontece.
O casal deve incluir em seu plano o Curso de Noivos. Este curso garante ao casal maior segurança para lidar com a nova vida e deve trabalhar as áreas de maior conflito no casamento. Se sua igreja não tiver Curso de Noivos procure informações a respeito em uma igreja evangélica.

8. E se nós pecarmos e cairmos sexualmente, o que fazer?
Este tem sido um problema crescente ao longo do tempo. Na década de 50, 20% dos jovens cristãos casavam-se tendo envolvimento sexual pré-nupcial. Atualmente este índice sobe aos 80%, ou mais. É uma realidade muito preocupante e desafiadora, pois os jovens não têm ideia das sementes ruins que estão lançando para o seu futuro. Se a Palavra adverte para “fugir” da prostituição é porque Deus sabe o que poderá vir no futuro, e no que poderá se transformar o relacionamento. Raízes de amargura e desconfiança brotarão no lugar do “prazer”; desrespeito, quebra da comunhão espiritual; ela se tornará autoritária e ele passivo, etc.
Porém, se vocês caíram, Deus pode levantá-los. Tome os seguintes passos:
* Confessem a Deus o seu pecado e peçam que o sangue de Jesus os purifique
* Peçam perdão um ao outro por terem usado o corpo do outro fora da benção e em maldição
* Orem tomando autoridade contra os demônios que ganharam legalidade na vida de vocês e os comande para sair e não voltar mais.
* Confessem o que ocorreu aos pais, vocês pecaram contra eles, traíram a sua confiança, os desonraram.
* Confessem o que ocorreu ao pastor. O pastor não pode abençoar uma aliança suja, abençoar o pecado, por isso, tratem do problema com ele. O pastor e a igreja também foram desonrados.
Se for necessário, aceitem a disciplina que porventura venham receber.
* Andem corretamente diante do Senhor e preparem o casamento o mais rápido possível.
OBS- Analisar os casos de um jovem solteiro se apaixonar por alguém divorciado.

1-2 - O AMOR VERDADEIRO E A PAIXÃO
Em I Co.13:1-13, o apóstolo Paulo descreve o amor verdadeiro, que no grego é descrito através do vocábulo “ÁGAPE”, é o amor “perfeito” de Deus. É o amor que ama “apesar de” e “acima de”. É este tipo de amor que Deus quer amadurecer na relação de amor humano. Este é o amor que penetra a eternidade. Este amor se perpetuará por toda a eternidade e será a maior coisa no céu.

Precisamos aprender com Deus como amar. Ele tem nos ensinado este amor através de seus atos registrados na Bíblia, e através do envio e entrega de Seu próprio Filho por nós. Paulo também nos fala em Efésios 5:25 que devemos amar “como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela”. Portanto você não precisa mais se perguntar: Como posso amar verdadeiramente?, basta conhecer, observar como o Senhor nos tem amado, e procurar agir da mesma forma. Existe uma grande diferença entre o amor e a paixão.

PAIXÃO x AMOR
* A paixão romântica pode acontecer sem aviso. O amor cresce vagarosamente.
* A paixão romântica pode surgir de um conhecimento de alguém sem conhecer muito as características ou qualidades da pessoa. O amor cresce através de uma avaliação da personalidade total da outra pessoa.
* A paixão romântica é “auto-centralizada” e olha para o outro como um meio de conseguir algo. O amor é “outro-centralizado”. O amor faz a pergunta: “Como eu posso serví-lo(a)?”
* Uma pessoa apaixonada pode apaixonar-se por duas ou mais pessoas simultaneamente. O amor genuíno centraliza somente em uma pessoa.
* Uma pessoa apaixonada tem a tendência  de possuir um sentido falso de segurança sobre o seu relacionamento, baseado em coisas que ela gostaria que acontecessem, e, às vezes, numa forte
necessidade de reafirmação. O amor tem uma segurança firme porque está baseado no relacionamento crescente de confiança, fidelidade e consideração mútua.
* O indivíduo apaixonado é um “sonhador". Seus sonhos sempre estão fora da realidade. O amor também sonha mas não exageradamente. Sonhos e realidade são mantidos em equilíbrio.
* Para uma pessoa apaixonada a atração física é fundamental. Para uma pessoa que ama, a atração física não é tão importante no relacionamento total.

1 . 3 -    HERANÇA FAMILIAR
Os jovens quando se casam não se casam somente entre si, mas também com a família de ambos. É importante conhecer a herança familiar que trazemos para o nosso casamento. Ela é a nossa formação, educação, costumes, comportamentos, reações, princípios, filosofia de vida, tradições, falta de tradições, etc.

Para compreendermos muitas das razões que levam nosso cônjuge a reagir, agir e falar de certa maneira, precisamos conhecer sua herança. Num certo sentido todo nós somos fruto do nosso ambiente familiar, seja para o bem ou para o mal. Nossa família influencia nossa personalidade, e nosso temperamento.

Enfim, nossa herança familiar vai influir muito no nosso casamento.

Além da Herança Familiar, as Expectativas conjugais moldam as iniciativas e concentram os esforços do casal para o futuro lar. Quando expectativas erradas estão sendo geradas, ou quando o casal caminha em direções opostas, sem comunicação, estará sendo declarada uma “guerra de interesses”, os conflitos surgirão. Estas orientações abaixo ajudarão aos noivos a estabelecer expectativas corretas.
Reflita sobre sua herança familiar:

1.4  -  HOMOSSEXUALISMO 
Conforme Gen. 1:27,28;  2:24 Deus criou homem e mulher. Não existe meio termo, e a Bíblia condena  tais práticas. Rm. 1:26,27.

Para manter-se puro, na presença de Deus, o jovem precisa:

1 – Encher a mente e coração com pensamentos edificantes – A bíblia nos dá conselhos valorosos. Ler e meditar na palavra lhe  dará forças além do normal para não ceder aos desejos errados. Fl..4:6,7;  2 Cor. 4:7  e  Ef. 5:3  Ela tem poder para reformar sua mente e o seu coração para fazer o que é bom.

2 – Afaste-se da pornografia e da propaganda homossexual – Col.3:5 – Evite tudo que desperte desejos imorais, isso inclui certos tipos filmes  e propagandas de TV, também revistas de moda  que mostram modelos semi-nus.  Substitua pensamentos impróprios por pensamentos sadios. Escolha um texto bíblico de sua preferência e, sempre que lhe ocorrer  impulsos homossexuais e outros impuros, leia e medite. A bíblia dá exemplo de alguns dos primeiros cristãos  que antes praticavam o homossexualismo e mudaram. 1 Cor.6:9-11 A batalha é travada antes no coração. É como alguém que antes se irava facilmente, por ser cristão, não significa que nunca mais sentirá tais impulsos, mas a diferença é que, estudando a palavra, esta pode controlar sua ira por desenvolver o domínio próprio.
O mundo atual insiste em nos atrair para o que é errado como se fosse normal, mas lembre-se que quando você obedece os mandamentos do Senhor, terá recompensa. Sal. 19:11  Lute contra os maus desejos Gal. 6:9, e esforce-se para abominar o que é iníquo, agarre-se ao que é bom Rm.12:9

3 – Avalie suas amizades – Se seus colegas costumam contar piadas indecentes e usar palavras obscenas, mesmo que se sinta tentado a participar para não se sentir diferente, ore e peça a ajuda do consolador “Espírito Santo” e ele lhe ajudará a sair de uma forma discreta do assunto ou mesmo do meio deles sem parecer superior ou sofrer zombarias.

4 – Evite a diversão imoral – Nem todo o filme é imoral, mas o objetivo de grande parte da diversão hoje é despertar desejos ilícitos. Purifiquemo-nos da imundície... 2 Cor.7:1 Evite também a companhia de pessoas do sexo oposto em lugares a sós para não dar lugar à carne e fugir da aparência do mal.

1.5 -  O PROBLEMA DA MASTURBAÇÃO
Alguns jovens tentam aliviar a excitação sexual se masturbando, mas isso pode resultar em sérios problemas.

A bíblia diz:  Amortecei os membros do corpo ... Col.3:5  Masturbar-se é exatamente o oposto de amortecer o apetite sexual, pois essa prática estimula e aumenta ainda mais esse apetite. Ela pode torná-lo escravo dos seus desejos. Tito 3:3 Tenha coragem de falar sobre isso com alguém que irá lhe ajudar em oração e aconselhamento. É importante conversar com os pais ou uma autoridade espiritual a fim de fechar as brechas no mundo espiritual, recuperando a intimidade com Deus e autoridade sobre os espíritos das trevas que trabalham em cima dos nossos erros.

1.6 - HONRAR PARA SER HONRADO:
O verbo bíblico/grego original, traduzido honrar significa considerar alguém como de grande valor, respeitando e considerando.

Pais problemáticos devem ser dignos de honra? Jovens cujos pais as bêbados, ou as mães não dão exemplo de conduta devem se perguntar se mesmo assim devem obedecer o mandamento que diz; "Honra teu pai e tua mãe".
- Honrar envolve o reconhecimento da autoridade obviamente constituída.  Exemplo “Daí honra ao Rei” 1 Pe. 2:17
Referências:  PV.7:1,2;  PV.15:5

PESSOAS NORMAIS:  Quando tentamos nos colocar no lugar do outro, ou entender que,  por serem pais, não significa que são super-heróis, tudo fica mais fácil.

A bíblia nos aconselha a buscar a paz. Sendo assim, teremos de fazer um esforço.

* Demonstre interesse. Fil. 2:4   Nossos pais e superiores tem muitas preocupações que nós não sentimos porque  estamos vendo as coisas por outro ângulo. Mas demonstrar empatia é um exercício cristão.  Para uma aproximação comece fazendo perguntas como: Quando ele(a) tinha a sua idade, o que fazia em determinadas situações. De que ele(a) mais gostava, quais músicas curtia?....
* Quando surgirem conflitos, não acuse simplesmente, mas tente ficar em seu lugar um pouquinho e pergunte a si mesmo:  Será que meu pai ou minha mãe não se sentia bem ou  estava preocupado(a) com alguma coisa? Será que entenderam bem o que eu quis dizer?  PV.12:18
* Muitos jovens levam uma vida dupla. Fazem coisas que seus pais desconhecem e proíbem, e então lamentam que os pais “não os compreendem”
* Tome tempo para conversar: PV.13:20  O diálogo aproxima as pessoas, fazendo um elo forte.
* Comunique seus sentimentos: Jô 33:3 – Abrir o coração com sinceridade demonstra interesse na intimidade.
* Aprenda a lidar com desacordos:  PV.29:11  O Criador  nos dotou de uma mente privilegiada para usar e bem o nosso raciocínio lógico, então, use de sabedoria.
* Aprenda a lidar com as emoções:  Ef.4:26, 27 e 31 – Hb.12:15
* Leve em oração a Deus: Sl 13: 1-3; 77.1-6
* Limpar a consciência e os sentimentos ocultos por causa da autoridade Divina: 1Cor 4:1-5  e Sl. 139:23-24
* Fechando brechas e alcançando a misericórdia de Deus: Ef. 1:7-8 - Hb. 10:17-18 – 1Jo 1:9 – 1Ts 5-24
* Ele nos da capacidade- Mt. 19-26 – Fl. 1:6 e 4:13
* E obediência- Mt. 6-14; Lc. 17:3-4; Ef . 4:32; Cl. 3:13
* Permite a operação de Deus – Gn.50:20; Dt. 32:4; Rm. 8:28-29 e 38:39

2 -  OS TRAUMAS FAMILIARES
Os traumas familiares são a causa da existência de um grande número de famílias disfuncionais.

Família Disfuncional = família que não funciona conforme o propósito de Deus.

Num mundo marcado pelo pecado, as famílias estão esfaceladas, e ao estarem esfaceladas emocionalmente, criam filhos esfacelados. E a cada geração os sintomas vão se agravando...

A célula máter da sociedade se tornou um lugar de guerra, discórdias, dissensões, rebeldia, separações.   Tem gerado pessoas disfuncionais, com personalidades destruídas, distorcidas, machucadas, feridas, inseguras, rebeldes, etc.

Na palavra de Deus nós vemos famílias que passaram por problemas e que necessitaram de auxílio divino para serem curadas. Vejamos alguns exemplos bíblicos de homens de Deus, que em determinado momento de vida foram instrumentos para ferirem a vida de seus próprios filhos, irmãos, pais, esposas...

A Família de Noé – Gn 9.1 ; 20-23
Sendo Noé lavrador, passou a plantar um vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cão,  pai de Canaã, vendo a nudez do Pai , fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos.

* Uma família com a promessa e incubência de frutificar e multiplicar entra em conflitos;
* Um Pai que não tinha nada que se embriagar, quanto mais estar nu onde não devia;
* Um filho que, a despeito do erro do pai, não devia desrespeita-lo como autoridade;
* Desrespeito mútuo.
* Difamação familiar
* Insubmissão a autoridades

A Família de Abraão



* Abraão vai para o Egito e diz que Sara é sua irmã (isto gera rejeição em Sara – sua esposa)
* Sara rejeita a Agar - Agar rejeita o filho (Ismael), uma nação inteira é rejeitada.
* Uma família de preferências e acepção de filhos:
- Abraão preferiu  Isaque - Isaque preferiu Jacó - Jacó preferiu José - José preferiu Manasses;  - Abraão e Ló (Tio e Sobrinho) tiveram que se separar.
Uma família marcada por mentiras, rejeição, acepção de pessoas, separação.

A Família de Jacó
* José era o filho preferido do Pai. Claro! Ele era o queridinho da velhice de Jacó! José era filho da mulher que ele amava.
* Ciúmes e revolta entre os irmãos.
* Aqui temos uma Injustiça familiar: Jacó faz uma túnica para José (representava a autoridade e realeza que somente os primogênitos teriam direito de recebe-la).
* Aqui temos uma confusão e intriga familiar: Por ser mais amado que seus irmãos, estes o venderam a uma caravana que o levou ao Egito.
* Aqui temos um grande trauma familiar: Quando José foi vendido.


Trataram-no asperamente (tiraram-lhe a túnica e o lançaram no poço). Deixaram-no preso num poço por 1 noite.
Venderam José por 20 moedas

* Mentiram sobre sua túnica (manchada de sangue de animal)
* No Egito dá a volta por cima e se torna governador
* Aqui temos um grande trauma familiar: Cerca de 20 anos se passaram. A posição de José no Egito não apagou suas feridas. José nunca voltou para casa nem os procurou (por que não? já que agora podia ir ou buscar).  O tempo e a posição não podem apagar suas feridas. Elas precisam ser curadas. José levava a dor no coração e as feridas de rejeição que ainda carregava contra seus irmãos.
     Teve 2 filhos: Atestados do seus traumas:
- Manasses: “Deus me fez esquecer”. Esquecer do quê? Do seu passado, de seus traumas familiares.  “Eu me esqueço do que meus irmãos fizeram comigo” SERÁ ???
- Efraim: “Deus me fez próspero na terra da minha aflição”, “Aqui é o lugar que eu estou, mas não é o lugar onde gostaria de estar; eu queria é estar na terra de meu Deus e do meu Pai”. Aflição e dores no meio da prosperidade.

Quando José se depara com seus irmãos, ele prepara uma vingança. Agora ele vai fazer o mesmo que fizeram com Ele. Suas feridas estão vivas em sua mente. Tratou-os asperamente - Gen 42.7  Os colocou na prisão por 3 dias
Devolve as moedas. Lembrando do barulho das mesmas moedas que seus irmãos receberam na noite em que ele foi vendido.
Mente, devolvendo o dinheiro , diz que eles é que roubaram.

Uma pessoa ferida que está ferindo e escondendo seus traumas familiares
* Chora escondido – Gen 42.24 – Choro de uma pessoa ferida.
* Ódio e amor se misturam em feridas familiares (Benjamim) Gen 43.29,30

O processo de Cura na Família:
* José só se deixou ser tratado quando fez-se conhecido de seus irmãos. Quando encarou a realidade e enfrentou-a . Gen 45.1-4.
* Desde este momento ele chorou intensamente. O choro que estava engasgado há 20 anos.
* Ele chorou a dor da alma que não chorava há 20 anos.
* Depois do choro e do perdão ele entrou num processo de cura em seus relacionamentos familiares. Só a partir de então Ele foi um canal de Deus para preservar a vida de sua família e abençoa-la.

O que é o Perdão?
* Não é esquecer. Quando você perdoar, você lembrará da situação como algo que aconteceu, sem dor, sem que isso traga um efeito emocional no relacionamento.
* Não é um sentimento, é um ato da vontade. É algo em que você pensa e toma o propósito de fazer. É uma decisão, não uma emoção.
* Não é fingir que nada aconteceu. Realmente algo aconteceu e a sua falta em enfrentar o problema, procurar reconciliação, pode encorajar o outro a continuar repetindo a mesma atitude.
* Não é voltar ao passado. Não ceda a tentação de trazer de volta ofensas do passado. Isto é destrutivo. Você está sendo grandemente prejudicado(a) por guardar esta lista de ofensas que as pessoas lhe fizeram. Liberte-se! Se você não perdoa e volta ao passado sempre que pode, diante de Deus, você se tornou responsável por prejudicar o relacionamento com esta pessoa. Esta mágoa guardada toma muito espaço mental e emocional em sua vida, impedido que você tenha força para as exigências do dia-a-dia. Esta falta de perdoar demonstra sua falta de entendimento sobre o perdão de Deus. Não viva no passado, desligue-se, isto é maturidade!

É raro, porque é muito difícil. É tão difícil que custou a vida do único Filho de Deus. Também nos é difícil porque custa o nosso orgulho, não exigir os nossos direitos, não nos defendermos, não nos vingarmos. Custa deixar a outra pessoa livre, sem pagar pelo que fez, por isso é tão difícil.

Não é exigir mudanças por parte da outra pessoa antes de perdoar. Ou você confia ou não confia na pessoa. Esta atitude demonstra desconfiança, e o fato da pessoa ter pedido perdão já mostra mudança. Se você exige mudanças, você se coloca na posição de juiz, para julgar o comportamento da outra pessoa, e para ela fica muito difícil saber quando você realmente estará satisfeito(a) e talvez ela nunca consiga provar que é digna de confiança outra vez. Esta atitude demonstra que você não quer correr o risco de ser ferido(a) novamente, mas você deve admitir-se correndo tal risco. Outros conflitos virão. Saiba lidar com eles, porque se você não perdoar, desenvolvem-se no coração raízes de amargura   (Hb. 12:14,15)]

É entregar-se. É dar o que não se espera, ou seja, dar amor quando se espera ódio, dar compreensão quando se espera raiva e vingança, é dar liberdade quando se merece punição, é recusar buscar a própria vontade. É substituir: II Co. 5:21; I Pe. 3:18; I Pe. 2:21-25; Cl. 3:13; Ef. 4:32.


VOCÊ PODE QUERER LER...

Presença de Deus - Você sabe o que é a presença de Deus? Quais foram os pontos fortes na vida de Moisés que o fizeram atrair a presença de Deus?

Demônios - Você sabe quem são os demônios? Qual a influência que exercem sobre os humanos? Saiba como resistir a Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente!