Unidade na Adoração - Parte 1



1 - UNIDADE NA ADORAÇÃO
Em toda a terra existe um povo se movimentando em prol da Unidade na Adoração. São pessoas de todas as nações, tribos e línguas; e de todas as formações que estão chegando a conhecer o Deus verdadeiro, e harmonizando suas vidas com os modos justos dele.

"E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos." Apocalipse 15:3-4

Isto cumpre uma profecia registrada a 2.700 anos pelo profeta Miquéias. Ele escreveu com respeito aos últimos dias. "Muitas nações certamente irão e dirão: Vinde e subamos ao monte do Senhor e a casa do Deus de Jacó;  e Ele nos instruirá sobre os seus caminhos, e nós andaremos nas suas veredas." Miquéias 4:1-2.


Não são nações inteiras que se apresentam na casa espiritual de Deus para adoração, mas pessoas dentre tais nações. Quando ficam sabendo do propósito amoroso e da personalidade marcante do nosso Deus seu coração comove-se profundamente. Procuram humildemente descobrir o que Deus requer delas. E sua oração passa a ser: "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus." Salmos 143:10

Ao escrever Efésios, no capítulo 4, o apóstolo Paulo chama a atenção quanto ao andar digno da vocação chamada. Mostra a necessidade da harmonia, controle das atitudes e unidade para o perfeito funcionamento do corpo: "Por isso eu, que sou prisioneiro por que sirvo ao Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam naquela maneira digna, que Deus determinou quando os chamou. Sejam sempre humildes, delicados e pacientes. Mostrem o seu amor, suportando uns aos outros. Façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito dá." Versos 1-3.

Esta união deve existir agora, embora vivamos num mundo dividido e ainda estejamos lutando contra nossas próprias imperfeições.
Quando Jesus orou para que seus discípulos fossem todos como um só (vivendo em unidade), significa que teriam uma boa relação com Deus e com Ele (Jesus). E também que estariam unidos uns com os outros. "Não peço somente por eles, mas também em favor dos que vão crer em mim por meio deles. Peço que todos eles sejam completamente unidos, e assim como Tu, meu Pai, estás em mim, e eu estou em ti, que eles também estejam em nós para que o mundo creia que Tu me enviaste". João 17:20-21.
Alguns fatores contribuem para a unidade na adoração, e devem ser analisados à luz dos textos citados, para seu desenvolvimento e crescimento espiritual.
Provérbios 5:1-2 – "Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. Então você saberá como se portar, e suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas."
Filipenses 1:9-11 – "Esta é a minha oração: Peço que o amor de vocês aumente cada vez mais, junto com o verdadeiro conhecimento e a perfeita compreensão para que possais escolher o melhor. Então, no dia de Cristo vocês estarão livres de toda impureza e culpa. As suas vidas estarão cheias de boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e louvor de Deus."

Considere as perguntas abaixo, meditando nas referências bíblicas uma a uma:

1 – Adoramos a Deus e reconhecemos que, como pai tem o direito de determinar o que é bom e o que é mau; e até que ponto somos fiéis as suas ordens? 
“O filho honra ao pai, e o servo ao seu amo: se Eu pois, sou pai, onde está a minha honra? E se Eu sou amo, onde está o temor de mim? Diz o Senhor dos exércitos à voz, sacerdotes que desprezais o meu nome. E vóz dizeis, em que temos nós desprezado o teu nome?  Ofereceis sobre o meu altar pão profano e dizeis: Em que te havemos profanado?  Nisto que pensais que a mesa do Senhor é desprezível. Pois, quando ofereceis para sacrifício um animal cego, isso não é mal?  E quando ofereceis o coxo ou doente, isso não mal?  Ora, apresenta-o ao teu governador; Terá ele agrado de ti?  Ou aceitará ele a tua pessoa? Diz o Senhor dos exércitos”.  Malaquias 1:6-8. Leia também, Marcos 1:7-8

 Quando tomamos decisões, nos guiamos pela palavra de Deus ou fizemos o que achamos que é certo?
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; Quem o poderá conhecer?” Jeremias 17:9
“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz a morte.” Provérbios 14:12. Meditar também em Provérbios 2:3-5

3 – Reconhecemos que Jesus é o nosso líder (e somente por meio dEle nos aproximamos de Deus em adoração), ou temos motivos válidos para pensar que, como pessoas somos superiores aos outros? 
“...diante de Deus estávamos em igual posição...”  Romanos 3:23;  
E somente o Senhor Jesus é perfeito e superior, o nosso Mestre.  Mat. 23:7-10

– Como adoradores estamos abrindo caminho para o Espírito Santo de Deus produzir em nós os seus frutos? 
Meditando na palavra: Salmos 1:2
Vivendo em humildade, temor e obediência: Prov. 22:4;  Atos 5:32
Discernindo e dando crédito ao Espírito: Apoc. 3:6 e em nosso dia a dia: Gálatas 5:22, 23

 Estamos procurando agradar primeiramente a Deus, ou através de sua obra buscando nossos próprios interesses?  
Nossa natureza é egoísta e deve ser moldada pela palavra de Deus. Tiago 4:1-6; Apoc. 3:2 e 2:4

Uma coisa é admitir esses fatos. Outra é tomar posição diante de Deus, derramar-se em seu altar e buscar uma vida nova de adoração.
A verdadeira adoração vai muito além de hinos cantados no altar ou fora dele. 
Quando Jesus andou na terra deixou um exemplo a ser seguido e foi incisivo ao condenar a forma de adoração e de viver dos chamados “cristãos” daquela época, relembrando o que foi mencionado muitos anos antes pelo profeta Isaías: “Hipócritas! Bem profetizou Isaías à vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Mat. 15:7-9.


2 – LOUVOR E ADORAÇÃO
A Bíblia nos fala a respeito da música desde o velho testamento, quando ao observar a criação de Deus, os anjos o exaltaram com louvores (Jó 38:7). Eles foram testemunhas de todas as grandes obras realizadas por Deus. Se prostram diante dEle e o adoram em reconhecimento à sua santidade e poder. (Isa. 6:3;  Nee. 9:6.) Eles louvam ao Senhor porque o conhecem e são agradecidos. A exemplo deles, os seres humanos que foram feitos segundo a imagem e semelhança de Deus para louvor de sua glória, (Gên. 1:26) devem exaltá-lo por seu esplendor e majestade (Sal. 96:4-6). Oferecendo-lhe um sacrifício de louvor que é o fruto dos lábios (Heb. 13:15) em resultado de uma vida cheia de qualidades produzidas por Jesus Cristo conforme Filip. 1:11. 

 LOUVOR E ADORAÇÃO NA CASA DE DEUS
O salmista Davi, que foi um grande músico e homem experimentado no louvor, nos diz no Salmo 33:1-3 que devemos louvar ao Senhor BEM, com um cântico NOVO. Estas palavras, NOVO (renovação) e BEM (aperfeiçoamento) nos fazem pensar em aprimorar o talento que Deus nos dá no espírito e no conhecimento.

A bíblia nos fala sobre um professor de música da tribo de Levi, seu nome era Quenanias “chefe dos levitas”, que os ensinava a entoar o canto porque era entendido (perito nisso), "E Quenanias, chefe dos levitas, tinha o encargo de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido." 1 Crônicas 15:22.

Quando se fala sobre templo, no velho testamento, o padrão de qualidade é sempre o máximo. Tudo era do melhor. Desde os detalhes da construção até as celebrações. Tudo bem preparado. A música era a melhor da época, dirigida pelos melhores músicos disponíveis. Por verdadeiros mestres. "E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao SENHOR, porque a sua benignidade dura perpetuamente." 1 Crônicas 16:41
"E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito." 1 Crônicas 25:7

Mas o que os levitas do passado tem à ver com o louvor de hoje?

LEVITAS:  
a) Nome dos descendentes de Levi, filho de Jacó.
b) Homens da tribo de Levi, que tomavam conta do santuário. Chamados por Deus para trabalharem na tenda sagrada ou lugar santo do templo onde eram realizados atos de adoração.

Reflita antes de fazer a seguinte pergunta: Para quem é o nosso louvor?

Se buscarmos nossos próprios interesses quando louvamos,  como cantar melhor que outros para mostrar nosso talento à homens. Nossa vontade própria impera sobre outros, caso contrário saímos do louvor ou da igreja. Nosso repertório é composto somente com músicas dançantes e modernas, a fim de mostrar que somos atualizados. Estamos com a visão totalmente equivocada!

Mas se estamos preocupados com aceitação de Deus, a participação e unidade da igreja através desse louvor. Em aperfeiçoar e oferecer o que temos de melhor a Ele, pois assim, outros serão tocados e abençoados pelo Espírito Santo; Em seguirmos os exemplos e orientações da bíblia a respeito deste assunto. E se estamos dispostos a pagar o preço por esse ministério a ponto de passar por cima de nossas vaidades e nosso EU, então estamos entendidos e entrando na visão bíblica sobre “levitas”. (Hoje, são os músicos, cantores, ministros, técnicos de som e todo aquele que faz o trabalho na área do louvor).

Como já vimos anteriormente, o texto em 1 Crônicas 25:1,6,7:
"E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério.
Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.
E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito." 
Nos fala dos músicos separados para o serviço no templo pelo próprio rei Davi e os chefes dos levitas. Surpreende-nos a informação de que os 288 músicos escolhidos eram muito bem instruídos na sua arte: Eram todos mestres! E este mesmo texto relata a partir do verso 8 que esses mestres eram divididos em grupos de trabalho, nos quais tomavam parte também os alunos principiantes: “Deitaram sortes para designar os deveres, assim do pequeno como o grande, tanto do mestre como do discípulo”.
Cabia, portanto aos mestres ensinar os principiantes até que estes, um dia, pudessem tornar-se mestres também. Isto mostra que havia um método de ensino, pois Deus queria que fosse feito da melhor maneira.


Conforme o livro de Números, nos tempos de Moisés, cabia aos levitas carregar, armar, desarmar e preparar a “Tenda Sagrada”, o Tabernáculo, o lugar onde eram realizados os atos de adoração durante o tempo em que os israelitas andaram pelo deserto. Moisés havia instituído o princípio de aprendizado para os levitas, muito parecido com o que era praticado nos tempos de Davi.
Em Números 4:46 a 48, nos fala de um recenseamento, e os levitas são contados dos 30 aos 50 anos. Esta era a idade da maturidade na época. Por 5 anos aprendiam junto aos levitas mais experientes, até que aos trinta anos passavam a ser contados oficialmente entre os serviços do tabernáculo. Era exigido deles que se preparassem bem e por muito tempo, pois o trabalho que fariam era para o Senhor. Aos 30 anos o levita estava pronto, bem formado para o importante e sagrado trabalho para o qual fora separado. E serviam por 20 anos dando o melhor de suas vidas para o serviço divino.

O TEMPO DE APRENDIZADO PASSOU DE 5 PARA 10 ANOS: Davi aumentou para dez anos, pois sempre levou a sério as cerimônias do templo, segundo I Crôn. 23:24: “Esses são os filhos de Levi, segundo as suas casas paternas, isto é, segundo os chefes das casas paternas, conforme o número dos que foram registrados pelos seus nomes, individualmente, da idade de vinte anos para cima, os quais trabalhavam no serviço da casa do Senhor”. 


4 – O PERFIL DO LEVITA:
No passado, quando Deus pedia oferta de sacrifício, esta tinha que ser a melhor. (Lev. 23:18;  Num. 18:29.) E se um cordeiro perfeito, sem defeito. Será que o nosso Deus mudou? 
As exigências de hoje incluem este item: “Que não seja manco, e nem doente...”  
O altar é um lugar santo, onde os músicos, ministros e coreógrafos devem ter por objetivo levar a igreja até a presença de Deus. Precisamos estar consagrados ao Senhor e dedicados à música e a este ministério. Do contrário, não traremos bênçãos, e sim, maldições para a casa de Deus e para nossas vidas. Vejamos então:

1) Convertido completamente e consagrado: “Separe os levitas dos outros israelitas e purifique-os”  Núm. 8:6.
Quando Deus escolhe alguém, Ele deseja que este viva uma vida consagrada, longe das coisas que “contaminam o coração e a mente humana”. Os maiores pecados dos israelitas foram a desobediência e a murmuração. E hoje, essas práticas ainda são comuns em nossas igrejas. É necessário que todo aquele que faz parte dos ministérios; louvor, diaconato, dança e teatro seja realmente convertido e obediente à Palavra de Deus e às autoridades eclesiásticas, pois foram constituídas por Deus. Este deve alegrar o coração do Pai Celestial enchendo sua mente com palavras deleitosas e não dar ouvidos nem continuidade às obras da carne: murmurações, disputas pessoais, intrigas, inimizades, ciumeiras e falatórios. (Gál. 5:20)
O mexeriqueiro espalha segredos, por isso fique longe de quem fala demais. (Prov. 20:19)
O que você diz pode salvar ou destruir uma vida... Use bem suas palavras. (Prov. 18:21)
Não vá onde vão os maus. Não siga o exemplo deles. (Prov. 4:14).

2) Ter disciplina e conhecimento: “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como trabalhador que não se envergonha do seu trabalho...”  2 Tim. 2:15.
A Bíblia nos aconselha a buscar o conhecimento técnico e espiritual para as funções as quais vamos desempenhar. Sendo sempre o melhor para Ele.
Todo o levita deve ter uma vida disciplinada na oração, adoração e louvor, sendo, em tudo, orientado pelo Espírito Santo ("...Deixem que o Espírito Santo de Deus dirija suas vidas, e não obedeçam aos desejos da natureza humana." Gál. 5:16).

Este precisa dedicar-se ao treinamento de sua habilidade musical, também pedir a orientação de Deus na escolha do repertório. 
O que é refletido durante o louvor são todos os momentos na presença de Deus, ou seja, nossa busca diária, nossa adoração diária. Onde há santificação, o louvor pode fluir e dar resultados espirituais, mas onde há pecado, só existe a emoção e empolgação humana, e não o “agir do Espírito de Deus”. "Mas como é santo aquele que vos chamou, sede também santos em todo vosso procedimento."  1 Ped. 1:15.

3) Ter maturidade, humildade e ser leal: O fruto do Espírito deve ser cultivado em nossas vidas diariamente, pois isso será um processo de aprendizado e nos aproximará de Deus. Quando praticamos este fruto, sufocamos as vontades de nossa carne. Passamos a ouvir mais o Espírito Santo e amadurecemos espiritualmente.

A humildade nos ajuda a sermos sábios e submetermo-nos uns aos outros e à liderança da igreja. Nos ensina a sermos benignos uns para com os outros, enchendo os nossos corações de bondade e misericórdia, perdoando as falhas de nossos irmãos e suportando seus defeitos, pois somos humanos e filhos do mesmo Pai, que ama a todos sem acepção de pessoas. “Sede todos de um mesmo sentimento;  compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes...” e “Humilhai-vos, portanto, debaixo da potente mão de Deus, para que à seu tempo vos exalte”. I Ped. 3:8 e 5:6 
A Bíblia diz que Deus rejeita aos soberbos, mas dá graça aos humildes. A soberba e o orgulho andam juntos e tem destruído muitos ministérios.
Seu princípio foi quando Deus, o Senhor criou todas as coisas. Os anjos observavam os feitos de Deus, e junto com eles estava alguém que tinha uma posição de destaque nos céus na área musical. Quando viu Deus formar o homem para louvor da sua glória, Lúcifer pensou em seu coração que o louvor poderia ser para ele, e não para Deus. 
Por causa do orgulho e da vaidade, caiu da graça, e ainda hoje, por ser especialista na área da música, tenta desviar muitos do verdadeiro objetivo do louvor e da adoração, injetando nos corações esses sentimentos e até inspirando músicas que servem para seu próprio louvor. (Ez. 28:13-19.)

O amor nos ensina a perdoar e suportar o sofrimento pela causa de Cristo.
Quando Jesus escreveu aos irmãos de Éfeso, elogiou suas ações por rejeitarem práticas pagãs, exortou-os pelo fato de não o amarem mais como no princípio.
"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Apocalipse 2:1-5.

E se somos cristãos, temos que agir como os seguidores de Jesus. O apóstolo Paulo escreveu: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo...”.
Ao passar por situações complicadas, você já se perguntou o que faria Jesus no seu lugar?
A temperança contribui para nossa maturidade espiritual. Para um levita, controlar seus impulsos não é apenas qualidade, é obrigação. Afinal, temos de honrar a posição que nos foi confiada.
Um levita que não refreia sua língua, louvando a Deus no altar e, fora dele amaldiçoando a outros, cedendo a ataques de raiva e ciúmes, não está pronto para o serviço na casa de Deus. "O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más." Provérbios 15:28.
As palavras do apóstolo Paulo lembram: “Convém que o obreiro seja provado e aprovado...”.
Esta palavra não se refere somente a pastores, mas a todo aquele que trabalha na Ceara do Senhor. E à exemplo dos levitas no passado, os de hoje devem ter experiência e vivência com Deus, idoneidade com as coisas concernentes a sua obra. Aí então, seus frutos falarão por si, e terá tempo de provar que é sábio, e que sua fé já está bem sólida. Prov. 12:1 (A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus). Todos estão em posição de destaque no altar, e quando não há maturidade, isso pode tornar-se pedra de tropeço. Se tivermos um conhecimento mais profundo sobre Deus, será difícil nos abalarmos diante das dificuldades. Quando o povo de Israel se revoltou contra Moisés, somente os levitas permaneceram inabaláveis ao seu lado.  Eles foram separados pelo próprio Deus, e durante muito tempo, treinados e preparados para as tarefas que iam realizar. Estudando sobre as coisas de Deus. Isso os deixou fortalecidos e Deus realmente podia contar com eles. Ex. 32:25-28.
Atualmente o pastor(a) da igreja é o profeta designado pelo Senhor e precisa dividir o altar e contar com um grupo que esteja preparado em santidade, e que tenham a mesma visão sobre unidade espiritual para que a igreja seja abençoada através do louvor. E quando este entregar a mensagem de Deus à igreja, as trevas já terão sido dissipadas e a assistência estará pronta para ouvir e receber.

 PARA HONRA OU PARA DESONRA?
No passado, Deus usou o louvor para derrubar barreiras, vencer batalhas e dar vitórias ao seu povo. (Jos. 6:13; II Cro. 20). Também para expulsar espíritos maus que atormentavam o rei Saul (I Sam. 16:14-23). Mas, atualmente, em muitas igrejas, o louvor não tem sido para a glória de Deus, pois o som é tão alto que muitos vão embora antes mesmo de ouvir a palavra. E os que ficam, saem com dor de cabeça e atribulados, comentando a respeito da desordem na casa de Deus. E a bíblia diz: “Ai daquele por quem vier o escândalo”.
O técnico que opera a mesa de som também é um levita, e é necessário que este passe por um treinamento e esteja na mesma visão espiritual dos demais componentes do ministério de louvor.
Nosso pensamento deve ser este: Tudo o que fizermos para o Senhor, seja o melhor! E em tudo dar exemplo, seguindo os passos de nosso mestre Jesus Cristo.
Desejamos que você, estudante da palavra de Deus, receba esta mensagem e entenda que o Senhor corrige a quem ama. Você é a continuação da “Geração Eleita”.
“Mas para os que crêem, seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e na pureza”. 1 Tim. 4:12.