Características do Verdadeiro Adorador



ADORAÇÃO: Prestar culto, amar em extremo.


O Mundo Moderno, o Marketing e suas Influências
O profeta Elias teve uma hercúlea tarefa, sob a ameaça esfuziante de Jezabel, a perversa rainha, defensora do falso culto. A situação social na época do profeta Elias era de muita insegurança. Conspirações mudavam os governos com freqüência inesperada. Na área social muita corrupção e injustiça. No aspecto moral, uma época de acentuada vaidade, em que o culto ao corpo, evidenciando na própria maquiagem de Jezabel, ficou proverbial. Na teologia e liturgia aconteciam mudanças bruscas, sob a poderosa influência dos cultos vizinhos, principalmente o assírio.
BAAL - deus sol, deus da fertilidade dos fenícios - O culto de Baal era um culto muito “sensual”, cheio de rituais lascivos, agradável à carne com suas emoções. Com gritos, danças sensuais e ritmos marcantes. Neste contexto Deus levantou o profeta Elias. Ele não era um homem polido. Sua vestimenta, alimentação e temperamento já mostravam alguém rude e impetuoso. Este falso culto influenciou o povo. Elias rompeu com aquilo.


• 1ª Característica: TEM CONVICÇÃO
I Reis, cap. 18 e vers.  21, o profeta Elias chama o povo a uma convicção: "Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu." (1 Reis 18:21). Nesta pergunta, já vemos a fé vivida por Elias.
Antes de ver o fogo cair do céu, antes da grande vitória, Elias crê, está convicto, sabe quem é o verdadeiro Deus. O povo nada responde. O povo parece não saber. Está na dúvida. A ignorância leva à tibieza. As pessoas ficam na Teologia do “Acho”. Não há firmeza, todo mundo em cima do muro. Até quando coxear entre dois pensamentos? É preciso convicção, mais profundidade bíblica. Mais amor pela verdade. Mais paixão pela Palavra de Deus. Elias não tinha dúvida, o povo não tinha resposta.



 2ª CaracterísticaBUSCA DEFINIÇÃO
Vers. 21  “Se é segui-o.”  Vivemos num mundo de indefinições. Ser definido é hoje ser dogmático, ser dogmático é algo às vezes, detestável. Quem tem a verdade? As filosofias, a comunicação, a experiência, a procura de paz e boa convivência têm marcado nosso tempo como período da indefinição. Na área moral, nenhuma censura; na honestidade, tibieza. Em tudo se procura “fazer média”, manter a aparência, procurar indefinição e pontos comuns. Elias chama a uma definição: "Se Baal é o Senhor segui-o, se Deus é o Senhor, segui-o". Precisamos de definições. A igreja se enamora do mundo. Temos visto igrejas aceitarem até líderes homossexuais. É hora de definição moral, teológica e litúrgica. É hora de abandonarmos esta teologia do “pode ser palavra de Deus ou não.” É hora de definição!


 3ª CaracterísticaCONFIA EM DEUS
No versículo 22, o profeta  está só e os profetas de Baal são 450! “Sois muitos”.
"Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens." (1 Reis 18:22).
A Igreja cresce no número, cresce no poder, perde na santidade, perde no caráter, perde na fidelidade. Tem sido assim na sua história. Jesus disse que o caminho largo é seguido por vasta maioria. Estamos adequando nossa fé, nossa crença aos reclamos do mundo. Crentes mundanos enchem a Igreja hoje, e avançamos mais para a imitação do mundo. A nossa diferença com os ímpios desaparece. Já pensamos como eles, nos divertimos como eles, e nos enchemos de toda a vaidade quando nos acham parecidos com o mundo.


 4ª CaracterísticaÉ  INCONFORMADO
Elias é constrangido pelo rei. É taxado de rebelde, perturbador.
"E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?" (1 Reis 18:17).
Busca incessantemente o conhecimento na palavra de Deus e o discernimento p/ identificar os falsos cultos.


O CULTO FALSO

a)  Tem um fogo falso (No vers. 23) - “Não lhe metais fogo”. O culto falso é um culto em que falsos fogos são admitidos. Elias estabeleceu que o fogo viesse do céu. Deus não aceita fogo estranho em seu culto. Os dois filhos de Arão morreram por causa disto: trouxeram fogo estranho ao culto do Senhor. Há muita coisa estranha hoje no culto de Deus. Sem conhecer a Escritura, temos admitido ao culto de Deus fogo de “entusiasmo”, fabricados por “animadores”.


b) É sempre um culto voltado para “impressionar” - Mais pompa, menos poder. A busca desenfreada de emoções pode ser uma compensação psicológica de vazio espiritual. Enfrentar o culto falso é um dever que exigirá de nós profunda convicção, fé inabalável, fé que se põe contra todas as evidências; exigirá uma definição, uma atitude de maturidade que não se encontra com a maioria; exige um apego à verdadeira espiritualidade, contra os pseudos “fogos” das armadilhas psicológicas que não se deixa impressionar pela manifestação que visa enganar os incautos.
Que Deus nos encha de sabedoria para termos vitória nesta luta.



LER1 Reis 18.21 e João 4.24
PERGUNTARVocê vê em mim um verdadeiro adorador?



Prª. Roselaine Moreira